• compartilhar

Voluntariado: uma rica relação de troca

Notícia
13 janeiro 2025
Voluntariado: uma rica relação de troca

O voluntariado empresarial desempenha um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Ao incentivar seus colaboradores a se envolverem em atividades voluntárias, as empresas não apenas contribuem para o bem-estar das comunidades, mas também fortalecem a cultura organizacional e promovem o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários. 

Sem perder de vista que o principal ganho precisa ser para aquele que mais precisa, podemos dizer que o voluntariado pode ser uma ação em que todos se beneficiam.

Uma das riquezas de uma ação voluntária é o compartilhamento de conhecimentos e experiências. Não se trata apenas de um despejar unilateral, mas de momentos em que as vivências, tanto de quem exerce o voluntariado quanto de quem o recebe, se entrelaçam, criando um ambiente de aprendizado mútuo e crescimento pessoal. É uma troca valiosa que enriquece a todos os envolvidos, promovendo empatia, compreensão e solidariedade.

O Programa de Voluntariado Santander estimula essa troca, tendo como objetivo apoiar o desenvolvimento de capacidades de pessoas com menos oportunidades e, assim, contribuir para uma sociedade mais próspera.

Durante o ano de 2024, foram realizadas ações voluntárias que possibilitaram que essa troca acontecesse. Em escolas públicas ou organizações sociais, colaboradores se reuniram para falar sobre um assunto que não é o mais querido, mas que está no nosso dia a dia: a educação financeira. Em diálogos descontraídos, provocações com situações do nosso cotidiano e explicações sobre temas que envolvem recursos financeiros, pudemos compartilhar conhecimento e, também, conhecer histórias, métodos e vivências de adolescentes, jovens e mães na relação com o dinheiro. Através dessas ações, conseguimos não apenas educar, mas também criar um espaço de confiança, troca e compartilhamento de dúvidas e experiências. Assim, as ações contribuíram para fortalecer a comunidade e promover uma cultura de responsabilidade financeira que pode impactar positivamente a vida de muitas pessoas.

Outro momento importante para a troca e crescimento mútuo foram as ações de mentoria para adolescentes e jovens sobre desenvolvimento profissional. Colaboradores do Santander puderam, por meio de diferentes metodologias, compartilhar um pouco de suas trajetórias, desafios e passos dados para trilhar suas carreiras. Esses encontros impulsionaram e incentivaram os jovens a pensarem seus projetos de vida e a acreditarem que, um passo após o outro, é possível chegar aonde se almeja, mesmo que o caminho pareça estreito e desafiador demais.

A transformação social que precisamos não acontecerá apenas com trabalho voluntário. São necessárias políticas públicas fortes e para todos. No entanto, o exercício da cidadania e da solidariedade são partes de um processo contínuo de construção de uma sociedade mais equitativa. Através do voluntariado, podemos inspirar mudanças, promover a inclusão e fortalecer os laços comunitários. Cada ação voluntária, por menor que seja, contribui para um movimento maior de transformação social, complementando e potencializando os esforços das políticas públicas. Que 2025 seja um ano com muitas oportunidades e com maior engajamento.

Camila Feldberg, Head de Impacto Social no Santander