• compartilhar

VALE | O processo formativo como meio de potencializar as ações voluntárias

Notícia
26 julho 2023
VALE | O processo formativo como meio de potencializar as ações voluntárias
Mais de sete mil voluntários distribuídos em 26 comitês em cinco regiões – Maranhão, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Um processo de compartilhamento e troca de saberes e de experiências culturais, somado às ações solidárias  que, só no ano passado, transformaram a vida de 48 mil pessoas.  

Esta é a Rede Voluntária Vale, programa de voluntariado corporativo ligado a Diretoria de Sustentabilidade da Vale e que completa 20 anos de existência no próximo ano. 

O programa surgiu espontaneamente em 2004, com o nome Programa Voluntários Vale, fruto do desejo de alguns empregados em ajudar pessoas que mais precisam. Em 2020, quando o mundo foi assolado pela pandemia da Covid-19, o programa passou a se chamar Rede Voluntária Vale e criou uma praça digital para viabilizar doações de itens essenciais para quem foi imediatamente impactado pelos efeitos devastadores da pandemia. 

O site da Rede Voluntária Vale tem sido um incentivador das ações e propagador de informações, já que a nossa Rede não abriga apenas empregados Vale, mas pessoas que tenham vontade de contribuir para transformações na sociedade. 

Um aspecto importante é que grande parte dos voluntário(a)s da Rede fazem parte dos territórios onde atuam, o que favorece um diálogo produtivo, não só com os beneficiados, mas também com possíveis parceiros estratégicos locais. 

Em consonância com a Agenda 2030 das Nações Unidas, as ações da Rede buscam contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. São contemplados, especialmente, os seguintes ODS: 



Tendo em vista os desafios do desenvolvimento sócioeconômico dos municípios, a dimensão de formação é considerada, por nossa Rede Voluntária Vale, como fundamental. Por meio da formação, promovemos a reflexão de como as ações voluntárias podem contribuir com as transformações sociais. Esses encontros vão inspirando os voluntários, ao mesmo tempo em que a ação deles vai inspirando as formações. 

Um exemplo desse sistema, que uniu voluntariado e aprendizado, foi a Trilha Experiência Leitora, que aconteceu de setembro a novembro de 2022. A formação contou com a participação da professora e escritora Conceição Evaristo, assim como a jornalista Cláudia Werneck, idealizadora da Escola de Gente, compartilhando seus saberes em dois webinares.  



Na Trilha, houve a realização de duas Oficinas de Contação de Histórias, em que os voluntários também tiveram a chance de participar, aprender e ensinar. Os voluntários também foram protagonistas na formação, participando da elaboração de um guia colaborativo com ações integradas de fomento à leitura.

Encontros formativos com voluntários tem por objetivo potencializar o poder transformador das ações voluntárias. Isso se deve não só ao fato de aprofundarmos temas prioritários de atuação, mas também para unir os múltiplos conhecimentos existentes no grupo de voluntários e direcioná-los em prol do desenvolvimento da localidade em questão.    

 

Pamella De Cnop 

Diretora da Fundação Vale | Gerente Geral de Investimento Social Privado da Vale