• compartilhar

O incentivo do Voluntariado Corporativo na busca pela transformação social | MAPRFE

Notícia
26 março 2024
O incentivo do Voluntariado Corporativo na busca pela transformação social | MAPRFE
O número de pessoas que aderiram ao trabalho voluntário cresceu nos últimos anos, principalmente, por conta do período da pandemia, em que a necessidade de ajuda e a sensibilização das pessoas aumentou consideravelmente. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de 2022, divulgada no segundo semestre do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,3 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário, um aumento de 603 mil pessoas na comparação com 2019, período que precedeu o ano em que a COVID-19 se espalhou por todo o mundo.

Alguns recortes da pesquisa chamam a atenção: considerando o perfil das pessoas que são voluntárias no Brasil, o IBGE constatou que a maioria delas são mulheres. No grupo feminino acima de 14 anos, a taxa de realização de trabalho voluntário ficou em 4,9% do total, ante 3,5% dessa parcela no total de homens. Outro dado relevante é que a prática é mais comum entre as pessoas que têm emprego. Cerca de 4,7% dos brasileiros que trabalham faziam voluntariado na época da pesquisa.

E, falando sobre o trabalho social de empresas, com base no ranking World Giving Index 2022, que é produzido pela organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), o Brasil ocupa a 48a posição na prática de trabalho voluntário no mundo, entre 119 países.  Embora exista uma regulamentação da atividade desde 1998 (Lei do Voluntariado) a quantidade de organizações e pessoas que a conhecem e aplicam na prática ainda é baixa.

O trabalho voluntário já faz parte da cultura da MAPFRE e ações de responsabilidade social vão ao encontro do propósito da companhia de buscar constantemente uma sociedade melhor para todos. O movimento se alinha às práticas de voluntariado e ASG (Ambiental, Social e Governança) e procura incentivar ações que estendam a proteção para além do seguro, visando um olhar humano e com foco no próximo.

                                                           Voluntários Mapfre

Vale ressaltar que a área de Voluntariado Corporativo da MAPFRE, se associou no ano passado ao CBVE, que, desde 2008, converge grandes empresas públicas e privadas para a promoção e o desenvolvimento do voluntariado. Uma parceria que tem como objetivo a participação da MAPFRE em fóruns de discussão que apresentem boas práticas, troca de conteúdo, entre outros benefícios.

Na MAPFRE, praticamos a solidariedade globalmente de diversas formas, com as ações promovidas pelo Programa de Voluntariado, que foi desenvolvido por meio da Fundación MAPFRE e é uma iniciativa global criada para canalizar o espírito de solidariedade das pessoas que trabalham na companhia, integrada nas estratégias de Recursos Humanos e Sustentabilidade e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O programa projeta e promove todas as suas atividades no âmbito de cinco linhas de ação: saúde, nutrição, educação, meio ambiente e ajuda em emergências. O objetivo das ações é maximizar o impacto social para alcançar um maior número de beneficiários e oferecer oportunidades a todos os nossos voluntários.

Desde que nossos programas de ação social foram lançados, mais de 55.150 pessoas - incluindo colaboradores, amigos e familiares de colaboradores da MAPFRE – contribuíram com a melhora da vida de quase 705 mil cidadãos nos 25 países onde estamos presentes. Ao longo de 2023, foram realizadas mais de 1900 atividades como atividades baseada em competência, interações com idosos de instituições de longa permanência, ações de educação no trânsito, incentivos à educação financeira, mutirões de limpeza, conscientização de descarte de resíduos e reciclagem, entre outras.

No Brasil, o programa é um sucesso, e em 2023 esse intenso trabalho continuou mudando a vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social em comunidades país afora, graças ao compromisso, amor e dedicação do time de voluntários. Temos como premissa contribuir diretamente para a mudança que queremos ver no mundo por meio dos projetos sociais e incentivos financeiros que transformam a vida de tantas pessoas.

Além de mudar a realidade das pessoas, o voluntariado é uma oportunidade de evoluir e aperfeiçoar habilidades ao mesmo tempo em que ajudamos ao próximo, com o propósito de buscar constantemente melhorias significativas na sociedade. Em um país onde a desigualdade social ainda é uma realidade dolorosa, o voluntariado corporativo emerge como uma poderosa ferramenta de mudança, destacando o potencial transformador que cada indivíduo carrega consigo.

- Leni Franco, responsável pelo Voluntariado Corporativo da MAPFRE e atuante no Comitê de Voluntariado da MAPFRE Seguros Brasil.