Sabemos que o Voluntariado Empresarial é uma ferramenta de engajamento e de transformação social significativa e pode também ser uma estratégia de negócios eficaz. Desde 2022, o Itaú Unibanco (“Itaú”) conduz o iMentora Jovem Aprendiz, que é muito mais do que um programa de voluntariado: é uma estratégia de investimento e desenvolvimento de talentos que geram impacto positivo na sociedade.
Ao conectar Jovens Aprendizes com pessoas mentoras líderes e com experiência em gestão de pessoas, o Itaú promove o desenvolvimento de habilidades cruciais para o mercado de trabalho, como comunicação, trabalho em equipe, gestão do tempo e atendimento ao cliente. Em apenas dois meses de mentoria, é possível notar efeitos importantes na vida dos participantes.
Do lado dos Aprendizes, recebemos relatos emocionantes como: terem mais confiança em si mesmo, melhoraram seu posicionamento, e clareza em seus objetivos pessoais e profissionais. E, do lado das pessoas mentoras, os comentários costumam ser de muito aprendizado, prazer em acompanhar a evolução de um Aprendiz e fomento no “orgulho de pertencer” a empresa.
Além dos benefícios para Aprendizes e pessoas mentoras, o programa também traz retornos para o Itaú, fortalecendo uma cultura organizacional mais colaborativa, atraindo novos talentos e aumentando o engajamento dos colaboradores, sem falar no compromisso de causar impacto positivo na sociedade. Um dos próximos passos do programa é a inserção do tema da educação financeira nas mentorias, pois acreditamos que estamos fornecendo ricos aprendizados de planejamento financeiro para a vida dos Aprendizes, contribuindo para o sucesso pessoal e profissional deles.
Portanto, o iMentora Jovem Aprendiz é um ótimo exemplo de como o voluntariado empresarial pode ser uma estratégia de negócios e, investindo no desenvolvimento de talentos, o Itaú demonstra seu compromisso na construção de um futuro mais próspero. Esperamos que outras empresas sigam esse exemplo e invistam em programas de mentoria que gerem valor tanto para a sociedade quanto para os negócios.
— Izabel Leonilda Sanches, Diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.