O grupo Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil à uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, ele investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. A partir de 2002 essas ações passaram a ser gerenciadas e operacionalizadas pelo Instituto Algar e refletem o compromisso com a sustentabilidade.
O Instituto Algar é uma instituição sem fins lucrativos, com sede em Uberlândia/MG, que coordena os investimentos sociais das empresas que formam o grupo Algar, com o objetivo de lhes dar identidade, consistência e coesão.
Dessa forma, o Instituto Algar atua hoje em três dimensões: social, ambiental e cultural.
A atuação social envolve a melhoria da qualidade do ensino para alunos de escolas públicas, bem como a formação complementar de educadores, por meio de quatro programas sociais: Programa Talentos de Futuro, Programa de Voluntariado, Programa Mídias na Escola e Programa Transforma.
A atuação ambiental é realizada por meio do Programa Algar Ambiental, que dissemina o conceito de sustentabilidade e aperfeiçoa as práticas sustentáveis das empresas Algar, além de trabalhar a governança climática.
Já na dimensão cultural, o Instituto Algar possui o Programa Algar Cultural, que é responsável pela gestão dos incentivos fiscais nas esferas municipal, estadual e federal, promovendo o patrocínio de projetos culturais.
PROGRAMA DE VOLUNTARIADO
O Programa de Voluntariado do Grupo Algar foi lançado em abril de 2003 com o objetivo de estimular a participação voluntária dos associados do Grupo Algar em atividades sociais direcionadas pelo Instituto Algar. Para o fundador do Grupo, Alexandrino Garcia, a Algar nasce com o intuito de “servir a comunidade” e, é neste espirito que a iniciativa acontece. Neste programa, cada um pode contribuir com o seu tempo, trabalho e talento em prol de uma sociedade melhor.
Entendendo que o objetivo do Programa de Voluntariado do Grupo Algar é servir a comunidade, é importante destacar que para servir é preciso conhecer as reais necessidades da comunidade na qual estamos inseridos. E para que tenhamos a oportunidade de realizar ações de elevada significância no programa são desenvolvidas atividades pontuais e contínuas.
As atividades pontuais englobam as necessidades específicas e imediatas de instituições, tais como arrecadação de alimentos, visita a pacientes de hospitais, doação de sangue, entre outros. Também são consideradas ações pontuais aquelas atividades voltadas a comemoração do Dia Nacional do Voluntariado (28 de agosto), do Dia da Gentileza (13 de novembro) e demais datas comemorativas.
Já as ações contínuas visam contribuir de forma significativa na aprendizagem dos alunos das escolas parceiras, por meio de ações que os voluntários do Grupo Algar promovem com os alunos. Para as atividades contínuas são trabalhados 4 (quatro) clubes, com metodologia estruturada e documentada para que seja facilmente replicada. Os clubes são realizados através de oficinas que visam levar o aluno a ter uma visão crítica acerca do tema trabalhado e fomentar novos hábitos.
Em cada empresa Algar, é escolhido um associado que desempenha a função de Líder Social. Ele é o responsável por recrutar voluntários, bem como organizar as atividades que serão desenvolvidas por seu comitê.
A maior parte das ações acontecem dentro do horário de trabalho, para que o associado possa se comprometer ainda mais com a sociedade. Como o programa tem muitas opções de atividades, o voluntário se inscreve naquelas que mais possui afinidade, e também pode sugerir executar ações que estão fora do escopo, desde que a ação tenha impacto positivo na comunidade. Assim sua habilidade pessoal é colocada em prol do programa.
A proximidade do voluntário com a comunidade e sua busca em atender suas reais necessidades, aproxima não apenas a empresa das pessoas que a cercam, mas também permite que o objetivo de contribuir ativamente e servir ao outro seja cumprido.
Saiba mais em https://www.institutoalgar.org.br/