• compartilhar

Fundação Telefônica Vivo

Notícia
31 julho 2012
Fundação Telefônica Vivo


Presente no Brasil desde março de 1999, a Fundação Telefônica já desenvolveu centenas de projetos sociais, que beneficiaram milhares de pessoas no Brasil. A partir desses projetos, a Fundação estimula a educação e a defesa dos direitos de jovens e crianças por intermédio de ferramentas digitais voltadas para a comunicação e informação. Para isso, utiliza-se de sua presença territorial e recursos tecnológicos inovadores, além de estimular seus colaboradores e parceiros a trabalharem juntos, contribuindo assim para um novo futuro.


A Fundação Telefônica investe, atualmente, em quatro programas principais, entre eles o Voluntários Telefônica. Através deles, atua em diversas linhas de projetos que envolvem desde a promoção do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ao apoio a projetos culturais e de preservação da memória da telefonia brasileira.


Programa de Voluntariado


Para o Grupo Telefônica, as ações sociais e cidadãs podem ser muito potencializadas na sociedade em rede e a empresa tem condições privilegiadas para experimentar e descobrir novas formas de fazer trabalho voluntário nesta nova cultura digital. Por isso, o Programa Voluntários Telefônica visa promover a participação ativa dos colaboradores do Grupo Telefônica em ações sociais, aumentando seu compromisso cidadão e o vínculo com a empresa.


O voluntariado empresarial agrega inúmeros valores aos colaboradores voluntários, assim como:


• Aumenta a satisfação e o compromisso dos colaboradores, seu orgulho de pertencimento e a coesão entre as equipes;


• Desenvolve as competências de empatia, flexibilidade, trabalho em equipe, liderança, adaptação a mudanças, entre outras;


• Melhora a percepção da imagem da empresa, mantendo-a sempre vinculada a valores e relações emocionais positivas;


• Contribui para um bom relacionamento institucional da empresa com instituições públicas, privadas, bem como as organizações sociais com as quais colabora;


• Promove ações de voluntariado digital que conectem o Programa com o negócio da empresa e com tendências contemporâneas de mobilização.


Em 2012, a Fundação Telefônica Vivo estreou o novo Programa Voluntários Telefônica, contemplando todas as empresas do Grupo. O Programa chega com a disposição de inovar e se expandir geograficamente a fim de crescer e multiplicar os frutos que gera em benefício da sociedade.


A gestão do Programa Voluntários Telefônica contempla um Comitê Estratégico, formado por diretores das várias empresas do Grupo e da Fundação, uma Coordenação Executiva e Comitês Locais, além da inovadora figura dos embaixadores regionais, que atuam fazendo a ponte entre a coordenação e os comitês locais de sua região.


Para capacitar o colaborador a ser voluntário, a Fundação disponibiliza na intranet um curso online de voluntariado empresarial, que dá noções simples sobre o assunto e sobre o Terceiro Setor e sustentabilidade. Além disso, a empresa reconhece o colaborador que, ao longo do ano, fez pelo menos uma ação voluntária, assim como reconhece também os comitês locais e o melhor projeto nacional feito por um comitê.


Saiba mais em www.fundacaotelefonica.org.br.