• compartilhar

#CBVEInspira | Juventudes - O Voluntariado no aproveitamento do bônus demográfico

Notícia
27 abril 2023
#CBVEInspira | Juventudes - O Voluntariado no aproveitamento do bônus demográfico
Atualmente, o Brasil é lar de quase 50 milhões de pessoas entre 15 e 29 anos. Este marco é o maior contingente já registrado, pois nunca houve tantos jovens na história do país. Segundo dados do IBGE, o aumento da população nessa faixa etária começou no início da década de 2010 e está em seu auge desde 2020, sob a oportunidade do bônus demográfico (resultado do aumento da taxa de fecundidade e diminuição da mortalidade, que indica um maior tempo de vida para determinada faixa etária, e período extenso para contribuição trabalhista).

 

Uma população jovem é o combustível para o crescimento econômico e desenvolvimento social de um país, devido a ampliação de melhores condições de vida e sua potência produtiva. A partir do aproveitamento deste cenário atual, entenderemos como será definido o futuro de muitas pessoas. Mas, também devemos compreender este marco como um grande desafio, levando em conta que boa parte dessa força de trabalho está desempregada ou subempregada por falta de qualificação, com baixo acesso à escolarização de qualidade, e consequentemente a oportunidades de trabalho em uma realidade constante de violação de direitos. Estas questões são fundamentais para projeção de um ambiente favorável ao desenvolvimento das juventudes, e para isso é preciso mobilização! É necessário iniciar, incentivar e contribuir com ações que reduzam a mortalidade infantil e pobreza, empoderem meninas e mulheres, ampliem o acesso à contracepção, invistam no capital humano de jovens, estimulem o crescimento econômico e a inclusão produtiva das juventudes, para que induzam o crescimento da renda per capita e aumentem os padrões de vida para a concretização do bônus. Os riscos e ameaças globais consequentes da pandemia de COVID 19 agravou a desigualdade em termos de saúde, tecnologia e danos ambientais. É um desafio e temos pouco tempo para tentar reverter um possível futuro impacto negativo.

 

Aspas marcus Barão

 
Acesse: Atlas das Juventudes e Juventudes do Agora.

 

O voluntariado corporativo é uma forte potência que possibilita a promoção de direitos e pode contribuir de forma efetiva no desenvolvimento das juventudes e aproveitamento do bônus demográfico. A partir do Censo CBVE 2021, percebemos que há uma grande tendência da #rede em trabalhar com juventudes para redução de suas vulnerabilidades. Considerando os públicos destinatários das ações, os jovens, moradores de favelas e periferias, adolescentes e crianças são alcançados de forma prioritária pelos integrantes do Conselho, demonstrando aderência e pertinência de socorro para os públicos que precisam de apoio e que foram mais severamente alcançados pela pandemia.

 

E para debatermos este tema, o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial trouxe o primeiro #CBVEInspira de 2023,  mediado por Emanoela Tomaz, moradora de Vila Kennedy na zona oeste do Rio de Janeiro, articuladora, mobilizadora e militante social, afroempreendedora social e graduanda em Museologia pela UFSC, e o bate papo foi composto por Marcus Barão (Presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil - CONJUV, coordenador geral do Atlas das Juventudes e do Juventudes do Agora, além de Consultor para a temática de políticas públicas de juventude), Gleise-Anne de Souza Almeida (Líder dos Comitês do Instituto Gerdau Brasil e América Latina e do Programa de Voluntariado Gerdau. Atua com projetos que desenvolvem jovens para seu primeiro emprego e/ou que buscam o empreendedorismo como fonte de renda), Rita Helena Soares Jacintho (Gerente de Planejamento de RS e Direitos Humanos e Gerente Executiva de Responsabilidade Social da Petrobras) e Gabriel Lima, ex participante do programa Trilha Empreendedora.

 



 

Com este encontro o CBVE segue pautando o voluntariado como ferramenta potencialmente estratégica, seja para organizações, sociedade e principalmente as pessoas - núcleo onde se desenvolvem as ações.

O CBVE - Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial Nós somos uma #rede de empresas, institutos, fundações e confederações conectadas pelo voluntariado e pelo bem que ele promove. Nossos encontros e trocas geram conteúdo relevante sobre voluntariado empresarial que compartilhamos com a sociedade. Inspiramos outras pessoas e organizações a alinharem esforços em nome de um futuro compartilhado que não deixe ninguém para trás. Possuímos 20 entidades associadas e a organização da sociedade civil CIEDS realiza sua Secretaria Executiva. Para saber mais, acesse: www.cbve.org.br

 
Clique aqui e assista ao bate papo completo e saiba mais sobre o "Voluntariado no aproveitamento do bônus demográfico"