
O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) lança publicação que aborda o impacto das ações de voluntariado empresarial na resposta a emergências socioambientais, com coordenação de Silvia Naccache. Silvia é consultora nas áreas de Voluntariado, Voluntariado Empresarial, Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável e Terceiro Setor.
Com o título "Atuação em Rede: Voluntariado Empresarial para Ações Emergenciais", o material apresenta os sete fundamentos essenciais para enfrentar emergências e promove uma reflexão sobre como empresas podem atuar de forma colaborativa e eficiente para enfrentar situações de calamidade pública e crises humanitárias.
O documento destaca como o voluntariado corporativo tem se fortalecido como uma ferramenta de apoio em momentos de crise, como desastres climáticos, emergências sanitárias e crises sociais. A partir de experiências de empresas como Bradesco, Santander, VLI, BRF, Itaú, Cemig, Instituto C&A, Sotreq e Gerdau, o conteúdo revela boas práticas e soluções que têm ajudado comunidades a superar dificuldades e a se reconstruírem de forma mais resiliente.
Em um contexto global de intensificação das emergências, o World Giving Index 2024 mostrou que, em 2023, o Brasil subiu três posições no ranking de países mais generosos, com um aumento significativo no número de pessoas envolvidas em ações de voluntariado e doações. O Censo CBVE 2023 também revelou que 72,5% das empresas associadas já atuam em ações de resposta emergencial, com um aumento de 35,5% nos recursos financeiros destinados a programas de voluntariado.
Além de explorar as respostas imediatas a desastres, a publicação também enfatiza a importância da prevenção e da preparação. O objetivo é inspirar outras empresas a fortalecerem seus programas de voluntariado, colaborando para um futuro mais seguro e sustentável.
Clique aqui para acessar a publicação completa.